top of page
Âncora 1
Âncora 2

A Terra é capaz de absorver e libertar umidade mais rápido e em maior quantidade do que qualquer outro material de construção. Por realizarem trocas de vapor de água diretamente com o ar, as paredes de terra promovem níveis constantes de umidade ideais para a saúde humana, prevenindo e reduzindo a incidência de doenças respiratórias. Estas paredes previnem também a formação de fungos e mofo.

Uma parede de terra crua tem a capacidade de armazenar o calor do sol durante o dia, mantendo a temperatura interior fresca, e de o libertar lentamente durante a noite quando está mais fresco no exterior, mantendo uma temperatura interior constante e confortável. Fazendo um controle de temperatura de forma passiva, uma construção em adobe (terra crua) necessita de muito menos esforço (e custos) de climatização do que uma construção convencional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As paredes de terra tem a capacidade de depurar o ar contaminado interior, uma vez que a argila é capaz de absorver os contaminantes, como o fosfato, presentes na água  (líquida ou em vapor) e na umidade do ar.     

Dentro de um edifício de terra os valores de radiações eletromagnéticas  produzidas por antenas de celular e cabos de alta tensão são praticamente nulos.

 

Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5

Ao ser usada crua, a terra evita a utilização de tecnologias pesadas consumidoras de energia e recursos, como é o caso dos fornos de queima;
A preparação, transporte e manipulação da terra para fabricar adobes utiliza apenas entre 1% a 3% da energia necessária para a preparação, transporte e manipulação do concreto armado ou tijolo cozido.

 

A terra enquanto material de construção, tem uma grande capacidade de resistência à compressão, ainda mais se juntarmos fibra vegetal à mistura como é o caso do Adobe. Uma parede de adobe pode ser autoportante, ou seja, não necessita uma estrutura adicional de madeira ou concreto armado.

Em todas as suas técnicas, a terra crua pode ser reutilizada sem qualquer limitação e, na medida em que não produz resíduos nem contaminantes, é um material realmente ecológico.
Quase todos os solos são passíveis de se trasformarem num material de construção. Dessa forma é possível encontrar terra apropriada para a fabricação de adobes numa esfera local.

 

Devido à sua propriedade de regulação de umidade e à sua alta capilaridade, a terra mantém uma umidade entre os 0,4%  6% e conserva os elementos de madeira, ou outras fibras vegetais, com que está  em contato, mantendo-os sempre secos. Assim a madeira está protegida do ataque de cupim e outros insetos e fungos que necessitam no mínimo de 14% a 20% de umidade para sobreviver.

Pela sua grande versatilidade e simplicidade, esta técnica permite que qualquer pessoa ou pedreiro realize trabalhos de construção, mesmo que não possua conhecimentos técnicos aprofundados. Apenas é necessária uma simples capacitação e dessa forma, não é necessária a contratação de mão de obra especializada na técnica.

Estudos comparativos do preço de m3 de parede de diferentes alvenarias (contabilizando também a argamassa de assentamento e acabamentos) revelam que as paredes de adobe são consideravelmente mais económicas do que qualquer outro material, especialmente se tivermos em consideração que a parede de adobe pode ser estrutural (dispensando a necessidade de estrutura de madeira ou de concreto armado), e que tem qualidades muito superiores a paredes de materiais mais convencionais.

 

bottom of page